É isso mesmo que você leu!

Mas isso não ocorrerá através de uma renegociação feita com seu gerente, ao menos, claro, que você queira aumentar o valor do seu saldo devedor!

Com a promulgação da Lei do Superendividamento, o consumidor que tem mais do que 35% da sua renda tomada por dívidas bancárias é considerado superendividado e poderá obter, através de um processo judicial, a repactuação das dívidas.

Assim, se você possui empréstimos bancários ou outras dívidas com bancos, a soma mensal dos débitos não pode superar 35% da sua renda, caso contrário você poderá forçar os bancos credores, por meio de uma ação judicial, a renegociar os valores dos seus débitos, através de um plano de repactuação de dívida de até 05 anos e, o melhor, a primeira parcela será devida apenas 180 dias após a homologação desse plano pela Justiça.

Além dos benefícios acima, os bancos podem reduzir parte do saldo devedor para facilitar ainda mais a repactuação. Isso ocorre porque, além da Lei do Superendividamento, os bancos são obrigados pelo BACEN (Banco Central do Brasil) a provisionarem o valor de eventual débito em uma conta no próprio Bacen para garantir que seus investidores não fiquem no prejuízo, haja vista que o dinheiro que o banco empresta vem dos investimentos feitos por seus acionistas.

Ou seja, um banco, que deixou de receber os valores de um empréstimo, deverá, agora, arcar com outros valores para cobrir essa dívida, e esse valor não poderá ser utilizado na concessão de outros empréstimos, algo que atrapalharia banco a obter mais lucros.

Portanto, a instituição bancária, se deparando com as estratégias corretas tomadas em uma ação judicial, fará de tudo para que isso não aconteça, o que implica reduzir o valor do seu crédito drasticamente, pois para ela seria a melhor opção a ser tomada.

Utilizando as estratégicas corretas será possível fazer acordos com redução abrupta do saldo devedor, ou no mínimo, limitar o valor dos descontos em até 35% de sua renda.

Demonstrando o aqui exposto, veja os exemplos abaixo, onde conseguimos na Justiça em diferentes tribunais a limitação dos descontos de vários empréstimos em até 35% da renda do cliente, através de liminar:

Por isso, caso você esteja com boa parte da sua renda comprometida, busque apoio especializado para te auxiliar.

Os bancos estão dispostos a negociar e você pode conseguir excelentes descontos, desde que você faça isso estrategicamente.

Entre em contato agora e fale com um de nossos sócios! Clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito desta tela, que teremos o maior prazer em te atender!

Vieira & Brandão Advogados, muito mais que um escritório!