O nome sujo no mercado é um problema enfrentado por muitos cidadãos. A inscrição indevida ou até mesmo a legítima em cadastros restritivos pode acarretar diversos empecilhos na vida civil, como dificuldades em obter créditos ou financiamentos.
O Registrato é um sistema do Banco Central do Brasil que apresenta um extrato com as informações das operações de crédito e dos relacionamentos que a pessoa física ou jurídica mantém no sistema financeiro. Dessa forma, saber como limpar o nome no Registrato é de suma importância.
Acompanhe este guia passo a passo:
1. Consulte sua situação: Antes de tudo, você deve saber a sua situação. Acesse o site do Banco Central para verificar suas informações no Registrato. Para isso basta acessar o site https://www.bcb.gov.br/meubc/registrato, faça o login e tire o seu extrato. Identifique as dívidas lançadas como prejuízo e veja se você já quitou essas dívidas ou se estão prescritas.
2. Negocie suas dívidas: Se identificar débitos pendentes, o ideal é procurar a instituição financeira credora para negociar a melhor forma de pagamento. Muitas vezes, é possível obter descontos ou facilidades no parcelamento.
3. Efetue o pagamento: Após negociar, efetue o pagamento da dívida conforme o combinado. Garanta que obterá um comprovante desse pagamento.
4. Solicite a baixa no Registrato: Com o pagamento efetuado, ou identificando que já havia feito o pagamento, ou mesmo se a dívida já estiver prescrita (vencida há mais de 5 anos), a instituição financeira tem o dever de comunicar ao Banco Central sobre a quitação da dívida, retirando, assim, a restrição do seu nome. Contudo, por precaução, sempre bom acompanhar e, se necessário, solicitar diretamente à instituição financeira a baixa no Registrato.
5. Acompanhe a regularização: Após o pagamento, é crucial monitorar se o seu nome foi realmente retirado dos cadastros restritivos. Caso perceba que mesmo após o pagamento a dívida ainda consta, procure seus direitos.
6. Caso haja inscrição indevida, busque seus direitos: Se seu nome foi inserido de forma indevida no sistema, você tem o direito de solicitar a correção. Em casos de inscrições indevidas, é possível buscar indenização por danos morais. A justiça tem fixado indenização de 10 mil reais pela inscrição indevida.
7. Mantenha-se organizado: Para evitar futuros problemas, busque manter uma organização financeira, evitando atrasos nos pagamentos e mantendo um controle rígido de suas finanças.
Considerações Finais
Manter o nome limpo é crucial para desfrutar de uma vida financeira saudável e ter acesso a diversos produtos e serviços. Ao identificar problemas no Registrato, aja rapidamente para solucioná-los e, sempre que sentir seus direitos violados, não hesite em procurar ajuda jurídica.
Se você teve seu nome indevidamente lançado ou mantido no REGISTRATO e quer ser indenizado por isso, entre em contato conosco!
Para isso, basta clicar no botão do whatsapp no canto inferior direito desta tela que você falará diretamente com um dos nossos especialistas.
Nós somos a Vieira & Brandão Advogados Associados, escritório de advocacia focado em resultados e no compromisso com os nossos clientes.
Vieira & Brandão Advogados, muito mais que um escritório!