Se você é médico(a) ou profissional da saúde e tem mais de uma fonte pagadora, pode ser que esteja pagando mais do que deveria de contribuição previdenciária.

Nesse caso, é possível que você tenha direito a restituição da contribuição paga a maior.

A contribuição previdenciária é um imposto que incide e é descontado sobre os salários dos trabalhadores com carteira assinada, inclusive os médicos e demais profissionais da saúde!

Ela também é descontada pelos planos de saúde e demais empresas quando o médico ou o profissional da saúde lhes presta serviço como autônomo, cooperado ou credenciado.

A alíquota da contribuição é de 11% sobre o valor total do salário, limitado ao teto do INSS (atualmente em R$ 7.507,49).

Quando o profissional da saúde tem mais de uma fonte pagadora, pode acontecer de cada uma delas descontar a contribuição previdenciária sobre o valor total do salário ou da remuneração, o que pode levar a um pagamento superior ao teto de contribuição do INSS.

Para evitar esse tipo de situação, é importante que cada fonte pagadora calcule a contribuição previdenciária sobre o salário ou remuneração do profissional da saúde, observando e deduzindo aquilo que já foi descontado nas outras empresas.

Porém, as fontes pagadoras não se comunicam e todas descontam a contribuição sobre o total da remuneração e você acaba pagando mais do que deveria.

Portanto, é possível que você tenha direito à restituição da contribuição paga a maior.

Para solicitar a restituição, é necessário entrar em contato com a Receita Federal e apresentar as informações necessárias, como os comprovantes de pagamento e os contracheques que comprovem os descontos indevidos.

É importante lembrar que o prazo para solicitação de restituição é de 5 anos, contados a partir da data que o pagamento foi feito. Por isso, se você identificar que está pagando mais do que deveria de contribuição previdenciária, é importante agir o quanto antes para garantir seu direito à restituição.

Aqui no escritório temos casos de profissionais da saúde que tem mais de R$70.000,00 (setenta mil reais) de restituição! Confira:

Imagine você recebendo essa quantia de volta, o que faria?

Viajaria com a família? Trocaria de carro?

Dê asas a sua imaginação, porque as possibilidades são inúmeras!

E o que é melhor, a Receita Federal credita esse valor na sua conta em 90 dias, em média!

Se você é profissional da saúde e quer saber se tem direito à restituição, nossos especialistas fazem essa análise de forma gratuita e te informam o valor que você tem direito a receber!

Para isso, basta clicar no botão do whatsapp no canto inferior direito desta tela que você falará diretamente com um dos nossos especialistas.

Nós somos a Vieira & Brandão Advogados Associados, escritório de advocacia focado em resultados e no compromisso com os nossos clientes.

Composto por profissionais capacitados na área tributária, Vieira & Brandão Advogados prima por um atendimento de qualidade e pela prestação de serviços célere, para conseguir o melhor resultado e no menor tempo possível.

Com sedes em MG e SP, Vieira & Brandão Advogados atua em todo o território nacional, principalmente depois da pandemia, quando os processos se tornaram todos eletrônicos, possibilitando que nosso time possa te atender onde você estiver!

Vieira & Brandão Advogados, muito mais que um escritório!